12/05/2024

A Grande Dádiva de Deus para Nós.

1 – Uma dádiva é avaliada segundo a intenção do doador.

2 – O que custou a doador: Seu filho.

3 – O que ofereceu ao receptor: a vida eterna.

4 – A dádiva de Deus é:

  1. Jo. 3:16

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Em Cristo, vemos um amor tão intenso, tão sacrificial, tão incompreensível, que faz todas as expressões humanas parecerem frívolas (fúteis) em comparação.

 

  1. Infalivelmente preciosa. 9:15

“Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável”.

Graças a Deus por seu dom indizível. Por este dom, pelo qual o apóstolo tão fervorosamente agradece a Deus. Entende-se aqui, a disposição caridosa que havia nos coríntios.

 

  1. Insondável. 3:8

“A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo”,

As riquezas insondáveis de Cristo significam aquele tesouro abundante de misericórdia, graça e favor, depositado em Jesus Cristo, não apenas para os judeus, mas para todo o mundo pagão, mesmo para todos aqueles que creriam; que estava além do alcance da sagacidade humana para descobrir e só podia ser conhecido por revelação.

 

  1. Imutável. 7:24; 13:8

“Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo”.

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”.

Hebreus 13:8

 

Porque ele permanece para sempre”. A ideia é que ele não morre, mas vive, ele tem um sacerdócio imutável. Não poderia passar para outro, porque não seria um sacerdócio eterno. Não é o caso do Senhor Jesus, em que o seu sacerdócio seria permanente.

 

Os homens podem morrer, mas Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente – de eternidade a eternidade: o mesmo em sua pessoa e ofícios, em seu amor e poder, em sua verdade e graça; o mesmo objeto de fé; e o mesmo em todos os aspectos, para todos os crentes, em todas as épocas; e, portanto, seja firme na fé e na esperança do evangelho: e não se deixe levar por diversas, várias e estranhas doutrinas – Doutrinas inconsistentes entre si e diferentes daquela fé em nosso único e imutável Senhor, e estranha para os ouvidos e corações de todos os que nele habitam.

 

  1. Hebreus 7:26

“Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus”;

 

Imaculado – Pelo pecado; por qualquer desejo ou paixão imprópria. Ele não foi manchado pelo crime; “Imaculado do mundo”. O pecado sempre contamina a alma; mas de toda essa poluição o Senhor Jesus estava livre.

 

Separado dos pecadores – Ou seja, ele não se associou a eles como tal. Ele não participou de seus sentimentos, planos, prazeres. Embora ele se misturasse com eles, era apenas para fazê-los bem, e em toda a sua vida havia uma separação completa dos sentimentos, princípios e visões de um mundo pecaminoso.

 

E feito mais alto que os céus – Exaltado acima dos céus visíveis; isto é, à direita de Deus; veja a nota de Efésios 1:21 ; Nota de Filemon 2: 9 . Precisávamos de um sumo sacerdote que fosse exaltado para que ele pudesse administrar nossa causa diante do trono de Deus.

 

  1. Romanos 3:24

“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”.

Longe de serem capazes de alcançar a glória de Deus por sua obediência, todos são culpados: e, para serem salvos, devem ser livremente perdoados pela graça de Deus; que é mostrado aos que creem, através da redenção. O preço do resgate, que está no sacrifício de Cristo Jesus.

 

  1. Romanos 8:32

“Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas”?

 

Ele não poupou seu próprio Filho; portanto, ele nos dará todas as coisas livremente. Ele o entregou por todos nós; portanto, ninguém pode impor nada a nós.   Livremente – Por tudo o que se segue, a justificação também é um presente gratuito.

Estejemos, pois firmes na esperança de recebermos de Cristo nossos tão almejados presentes que nos aguardam no Céu: Nossos galardões.

 

Pr Samuel Lopes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *